Você sabe o que faz um auxiliar de veterinário?

Embora muitas pessoas confundam um auxiliar de veterinário com um profissional que atua apenas em hospitais e clínicas, isso é muito diferente, principalmente quando se está no início de carreira. Além disso, há outras possibilidades quando o assunto é rotina de um profissional da área da saúde. 

Já se diz que animal de estimação não gosta muito de veterinários, ainda mais quando ficam presos nas gaiolas esperando por algum procedimento. Por questões de instinto, os bichinhos deduzem que existe algo estranho e o único sentimento que sentem é abandonar o local. Porém, é o profissional que presa pela segurança e bem-estar do animal e garantem que os bichinhos estejam saudáveis para alegrar o lar e receber muito carinho dos donos. 

A importância de um profissional auxiliar de veterinário

Quando o animal está assustado e não quer ser atendimentos pelo auxiliar de veterinário, o papel do médico é ser atencioso e cuidadoso e tentar acalmá-lo com bastante atenção. Quer saber como aprende a fazer isso? Se oferecendo para cuidar de outros animais ou começar a trabalhar em um petshop e que tenha um espaço de banho e tosa. Essa prática exprime duas vantagens: você tem a oportunidade em aprender e outra chance é descobrir se leva jeito para trabalhar com os bichinhos. 

Além disso, que você vai ganhar uma grana a mais, vai te ajudar a investir em um curso de especialização de auxiliar de veterinário, além de permitir que você faça seu network ao conhecer outros profissionais. 

Auxiliar de veterinário e o mercado de trabalho 

Até aqui, você já deve ter entendido melhor sobre onde atua o auxiliar de veterinário. Agora, vamos falar um pouco sobre o mercado de trabalho para esses profissionais.

Não é nem um pouco necessário se especializar para entrar no mercado de trabalho para entrar no mundo pet, existem várias áreas que não demandam tanta experiência, como é o caso de trabalhar na parte de atendimento. 

Sabe qual o modelo de profissional que mais está em falta seja em qualquer área? É com certeza o que dá importância ao que faz. Aquele que cumpre seus horários, que tem responsabilidade e iniciativa. Ainda, é aquele profissional que está preocupado com a qualidade das atividades, independente do valor que receberá por mês. 

Ter esses hábitos não são dos mais fáceis, ainda mais quando não recebe uma remuneração viável para sobreviver. Essa pode não ser uma estratégia boa em se adquirir, afinal quando se faz seu trabalho com a recompensa pode chegar até você.

No começo da carreira, é normal o salário não ser dos melhores, e ninguém vai oferecer uma chance se você não provar que realmente merece. 

Imagina só se um auxiliar de veterinário esquecer os horários dos medicamentos ou até não ter a devida paciência com o bichinho. Você acha que esse tipo de profissional vai ter alguma chance no mercado de trabalho? Na primeira oportunidade de surgir alguém melhor você será substituído. 

Sabemos que as empresas anteriores que um auxiliar de veterinário atuou vai contar positivamente na busca por recolocação. Agora, se esse é seu primeiro emprego, você pode adquirir experiência desenvolvendo suas atividades em um pequeno petshop que seja. 

Até mesmo um emprego com o cargo de atendente de balcão vai trazer experiências benéficas para você. Você precisa ser interessado e mais comunicativo, que conhece outros profissionais do ramo absorvendo todas as oportunidades que surgem, etc. Essa atitude é na maior parte das vezes bem positiva e você acaba ganhando uma nova chance. Com isso, a remuneração pode não ser tão ruim assim.

Qual a remuneração de um auxiliar de veterinário?


Como na maioria das carreiras, quando um profissional está ainda no início de carreira, ele pode ganhar um pouco menos, mas com o passar do tempo as coisas melhoram. Um emprego de meio período como atendente de pet shop normalmente recebe um salário mínimo ou um pouco mais. Para adquirir experiência pode ser um bom começo. 

Essa profissão é muito promissora, pois a dona ou dono de um animal que está ali, seja no médico, pode ser quem vai precisar deixar o bichano comparecer ao veterinário caso o bichinho doméstico precise de atendimento ou a dona precise viajar. Sabendo do empenho do seu trabalho, nessa situação, a primeira pessoa que ele ou ela vai lembrar é de você.

Diante disso, o benefício do petshop é que o público já vai te conhecer e entender quais as práticas adotadas no estabelecimento. E se gostar, vai indicar para os amigos e familiares. Lembre-se que as pessoas estão dispostas a pagar um valor alto quando gostam e confiam em uma empresa. Com isso, as pessoas querem apenas que seus amiguinhos de estimação estejam bem e bens cuidados. A prática da boa confiança você conquista com bastante esforço. 

Quanto aos cursos, dá para fazer cursos livres de auxiliar de veterinário. Com uma certificação, o salário mais baixo do país pode chegar a R$1300,00.

O que podemos absorver disso tudo?

E claro que a ideia de fazer uma graduação referente a área é essencial. Seguindo a ordem que citamos, já com o curso livre e atuando na área, buscar por um ensino superior trará um salário mais razoável. Além disso, há instituições públicas que são excelentes com a formação em medicina veterinária.

E não se assuste quando falamos em passar em uma universidade pública, tenha em mente que quando chegar nessa questão, você vai ser uma pessoa mais evoluída e madura, e se tiver a ideia de que medicina veterinária é o que você quer faz, fará com toda certeza. 

Seja através de uma universidade pública ou particular, se tornar-se auxiliar veterinário é o que você escolheu foque nisso e busque ser o melhor profissional, e o principal: exerça sua função com amor e dedicação. 

Por isso, uma dica de ouro é não sofrer por antecipação. Foque nas práticas que está no seu alcance no momento e busque melhorar os outros pontos. Com o passar do tempo, o auxiliar de veterinário vai perceber e terá mais habilidade em como resolver os problemas mais complexos com maior facilidade. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *