Tire suas dúvidas sobre a imagenologia

O nome parece ser um pouco complicado, mas primeiro de tudo: você sabe o que imagenologia? Imagenologia, também conhecida por imaginologia,  nada mais é do que um conjunto de método nos quais é utilizado imagem como principal meio para um diagnóstico. 

Essa técnica ganhou destaque nas clínicas pelo fato de não ser um método que é invasivo e também por ser usado para a detecção de patologias. Essa área tem como função estudar especificamente as técnicas e os sistemas de obtenção de imagens, podemos citar a mamografia, raio-X digital e convencional, tomografia computadorizada entre outros. 

Como é o curso de imagenologia?

Se você está pensando em se especializar em imagenologia, saiba que o curso tem como formação em que são encontradas em níveis de graduação com um título tecnológico e também em cursos de pós-graduação.

Uma dos principais objetivos do curso é preparar o universitário para que consiga trabalhar em diferentes segmentos, como técnicas avançadas para vários processamentos, ultrassonografia, análise e reconhecimento da anatomia através de imagens radiológicas produzidas por aparelhos de radiologia, e outros métodos de captação de imagens indicadas para a área da saúde.  

Grade curricular de um curso de graduação em imagenologia

A média de duração de uma curso de graduação de imagenologia é de três anos. Durante esse período, a graduação torna o profissional especializado para trabalhar em diferentes áreas, como, por exemplo, a medicina nuclear, tomografia, radioterapia, ressonância magnética etc, todos esses sem que fosse preciso a interpretação da laudos bem como os resultados de exames de imagens. 

Algumas das relações de disciplinas estudadas na graduação são as seguintes:

  •  Medicina nuclear
  • Anatomia e patologia aplicada com imagem;
  • Tomografia Computadorizada
  • Anatomia Humana Geral e
  • Ultrassonografia etc

Como é o curso de pós-graduação em Imagenologia?

No curso de pós-graduação em imagenologia as disciplinas são direcionadas aos profissionais que são graduados em algum curso da área da saúde, como, por exemplo, enfermagem, fisioterapia, biomedicina entre outros. 

Na especialização, os estudantes buscam produzir exames com mais segurança e a analisar a anatomia humana por meio das imagens e aprimoramento dos conhecimentos, todos esses métodos são feitos por exames realizados em aparelhos de diagnóstico por imagem, como, por exemplo, a tomografia, ressonância magnética, mamografia e mais, como já foi citado anteriormente.

Ao longo da pós-graduação com ênfase no curso de imagenologia, os profissionais terão proximidade com práticas e métodos avançados especificados no segmento na qual permite atuar com maestria, responsabilidade, segurança e consciência. 

A média de duração do curso de pós-graduação é de cerca de dez meses, podendo ser maior ou menor dependendo da universidade e região escolhida. 

Os estudantes que tiverem interesse também podem escolher por aulas à distância, semipresencial ou até mesmo presencial. Tanto um como o outro não difere tanto das disciplinas aprendidas e o diploma é bem aceito no mercado de trabalho. 

 Logo abaixo, você vai conhecer algumas das principais disciplinas que integram a grade curricular do curso de pós-graduação em imagenologia:

  • Física médica;
  • Técnicas práticas em diagnóstico por meio de imagens;
  • Imagenologia em ressonância magnética;
  • Processamento de imagens digitais
  • História da imaginologia;
  • Patologia nos métodos de Imagem etc

Cada uma das disciplinas possuem uma carga horária no qual pode haver variações de acordo com cada universidade, faculdade ou região que disponibiliza o curso. Procure escolher a faculdade que melhor atende suas necessidades e que irá contribuir com seu desempenho profissional. Fique de olho ainda se a instituição de ensino que você deseja cursar possuem processos de bolsa de estudos, de repente, com desconto na mensalidade ou até bolsa integral pode ajudar e muito que você consiga concluir a especialização.

Principais habilidades para profissionais de imagenologia

Uma das importantes características que um profissional da área da saúde deve ter é:

  • Seja sempre ético, responsável e cuidadoso;
  • Conheça bem a anatomia humana;
  • Saiba lidar com pacientes de diferentes realidades sociais e faixas-etárias;
  • Tenha uma boa comunicação
  • Esteja sempre buscando aprimorar os seus conhecimentos na área;
  • Tenha vastos conhecimentos sobre as técnicas de diagnóstico por imagem.

Como é a carreiras para os profissionais em imagenologia?


Após finalizado o curso de pós-graduação ou graduação, os profissionais em imagenologia estarão aptos a atuarem em diferentes áreas no segmento da saúde, radiologia, tomografia, exames diagnósticos em geral por utilização de aparelhos de imagens. Esses são alguns dos exemplos para que tenha uma ideia de que tarefas farão parte de seu ofício. 

Na área de imagenologia, o mercado de trabalho é bem promissor. O motivo são os investimentos que os hospitais e centros de saúde em geral estão fazendo com aparelhos de tecnologia avançada, que tem como finalidade conseguir diagnosticar alguns tipos de doenças através de imagens cada vez mais específicas e claras. Essa boa notícia significa que os recém-formados poderão achar ótimas oportunidades de trabalho. 

Os locais que os profissionais podem ser executadas a tarefas são em postos de saúde, laboratórios, clínicas e hospitais de grandes médios e pequenos portes, além de serem públicos ou privados.

Além disso, os profissionais da área da saúde também pode atuar em centros de pesquisas, no qual será responsável pelo desenvolvimento de estudos que são relacionados à área e produção de análises, e nas indústrias, em que tem fabricação de materiais radiológicos e equipamentos de imagem. 

E fique atento, não se engane! Apesar de ser um ramo bem amplo de atuação e muito promissor não deixa que você não deve buscar aprimorar seus conhecimentos sempre, até mesmo, porque nessa área, a concorrência é bem grande.

Sempre coloque investimentos na ampliação e atualizações dos seus conhecimentos se não deixe de fazer um curso de especialização em imagenologia para que suas chances diante da concorrência aumente e para que suas oportunidades em conseguir uma ótima colocação e destacar-se dos demais no mercado de trabalho e seja bem-sucedido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *