9 motivos para fazer o curso de primeiros socorros

Se você gosta de ajudar as pessoas ou curte a área de medicina, vai ficar fascinado em saber que por aí afora existem os cursos de primeiros socorros.

Mais fascinado ainda vai ficar quando souber dos 9 (nove) motivos que podem te levar a fazer esses cursos e como eles podem te ajudar a se tornar uma pessoa melhor e um excelente profissional. 

O mercado de trabalho está precisando de pessoas criativas e com novas ideias e para quem quer seguir a área de medicina, se tiver um curso de primeiros socorros no currículo, pode te ajudar e muito a se posicionar nessa área.

O que são os primeiros socorros?

Os primeiros socorros são um conjunto de condutas que devem ser tomada assim que uma pessoa se acidenta ou passa mal. É o primeiro socorro que se dá a uma pessoa enferma ou de saúde debilitada para que possa salvá-la. Esse tipo de atitude abre a possibilidade maior de evitar qualquer agravamento na saúde da vítima até que um serviço especializado de saúde (a ambulância, nesse caso) chegue ao local do acontecido.

Os primeiros socorros são muito importante, pois, além de ajudar a vítima com todos os cuidados possíveis, ainda evita sua morte.

Quais são os 9 (nove) motivos para fazer um curso de primeiro socorros?

Os motivos para se fazer um curso de primeiros socorros são inúmeros: vão desde seus valores e praticidade até por sua usabilidade e eficiência.

Abaixo, vamos listar 9 motivos para você começar a fazer agora o seu curso de primeiros socorros:

  1. O preço dos cursos: geralmente, estes cursos são muito baratinhos, pois, na maioria das vezes, servem como um curso extracurricular para quem deseja seguir a área de medicina;
  2. Escolas físicas que possuem esse curso: existem lugares físicos onde têm esses cursos como no Senac em cursos livres;
  3. Têm os sites que possuem esses cursos: se você quer praticidade para estudar sobre primeiros socorros, basta recorrer à internet. Lá tem cursos EAD como os do site Cursos 24 Horas que oferece esta formação.
  4. Com este curso, você aprende a socorrer pessoas por causa de queimadura: a queimadura pode ser algo muito grave quando é de segundo ou terceiro grau e deve ser tratada o mais depressa possível.
  5. Com este curso, você aprende a socorrer pessoas intoxicadas: a intoxicação é uma coisa muito séria e se não for tratado às pressas pode agravar e muito a saúde da vítima. O primeiro socorros a ajudará;
  6. Com este curso, você aprende a socorrer pessoas picadas por cobras venenosas: a cobra é um animal selvagem por isso muita gente tem medo, principalmente se for peçonhenta. Em caso de picada, o primeiro socorros taí;
  7. Com este curso, você aprende a socorrer pessoas engasgadas: o engasgo por mais que não pareça grave, pode sufocar uma pessoa até a morte. Por isso, é imprescindível saber sobre os primeiros socorros para atendê-la quanto antes;
  8. Com este curso, você aprende a socorrer pessoas fraturadas: o curso de primeiro socorros é tão bom que você pode ajudar a uma pessoa que acabou de quebrar uma perna ou um braço, por exemplo, antes da ambulância chegar;
  9. Com este curso, você aprender a socorrer pessoas desmaiadas ou convulsionadas: quando uma pessoa passa mal, o primeiro socorros está aí para ajudar antes que o pior aconteça. Por isso, seu conhecimento é indispensável.

Sobre a omissão de socorro

O bom de se ter o curso de primeiros socorros no currículo é também por uma razão extremamente séria: a omissão de socorro.

A omissão de socorro, pelo menos aqui no Brasil, é uma conduta totalmente proibida. Pois, se você não der alguma assistência a um próximo que passou mal ou se acidentou, além de não ser nada humano, ainda você pode uma multa ou até uma detenção!

Diz a lei: que deixar de prestar assistência (sem risco pessoal) a alguma pessoa ferida por qualquer natureza e não fizer nada, pode levar uma pena de 1 (um) a 6 (seis) meses de detenção ou até multa. 

E mais: caso a omissão resultar lesão grave no corpo da vítima, a pena é aumentada para 50% a mais.

Pior se a vítima acaba morrendo por essas lesões: a pena é, consequentemente, triplicada!

Por este motivo e por tanto outros que fazer um curso de primeiros socorros é ótimo! Pois, te ajuda em todos os sentidos da vida desde o profissional e até o pessoal. 

Saber como socorrer um familiar ou nos tornarmos profissionais no que fazemos é um ótimo investimento.

Não tenha medo do que os outros vão pensar se você tiver esse curso em seu currículo: por mais que primeiro socorros pareça simples, é uma coisa extremamente importante e que vai ajudar a você e á todos que tiver ao seu redor.

Telefone Úteis:

Para que você não seja enquadrado no crime de omissão de socorro porque ainda não fez o curso de primeiros socorros, você pode ajudar a vítima ferida ou com mal-estar, chamando alguma emergência como ambulância, polícia e bombeiro.

Abaixo, deixamos os telefones úteis:

SAMU – 192|
Corpo de Bombeiros – 193
Polícia Militar – 190
Disque-Intoxicação (ANVISA) – 0800-722-6001
Defesa Civil – 199

Ligue, não deixe de ajudar a quem sofreu um acidente ou está passando mal. Primeiro socorros sempre será importante!

Manual de primeiro socorros na internet

Para você que ainda não fez o curso de primeiros socorros, podemos ajudá-lo recomendando um manual gratuito chamado “Manual dos Primeiros Socorros”.

Este manual contém todas as informações do que pode ser feito para salvar alguma vítima de acidente ou mal súbito.

Baixe-o agora mesmo através desse endereço: www.dge.mec.pt/sites/default/files/Esaude/primeirossocorros.pdf

Por isso, o curso de primeiros socorros é imprescindível em qualquer caso! Seja você um amante da área de medicina ou qualquer pessoa. Saber como agir em casos de urgência de saúde, é primordial sempre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *